Páginas

quinta-feira, 25 de junho de 2009

Saturno

Sexto planeta em afastamento do Sol. É o segundo maior do Sistema Solar . Conhecido desde a Antiguidade, recebe o nome do deus romano do tempo. Formado por gases, em especial hidrogênio, sua densidade é oito vezes menor que a da Terra. Pode ser observado a olho nu: tem o aspecto de uma estrela de primeira grandeza, de cor amarelada. Possui o maior satélite do Sistema Solar: Titã, descoberto em 1655.

Distância média do Sol: 1.429.000.000 km
Velocidade média da órbita: 9,64 km/s
Duração do ano: 10.760 dias terrenos
Duração do dia: 10h13min
Diâmetro: 120.000 km
Massa: 95,151 vezes a massa da Terra
Número de satélites conhecidos: 18

Atmosfera – Além de hidrogênio, a atmosfera de Saturno compõe-se de hélio e metano, entre outros. O peso de sua atmosfera aumenta a pressão no interior do planeta, onde o hidrogênio se condensa. Próximo ao centro, o hidrogênio líquido torna-se hidrogênio metálico, ou seja, um condutor elétrico. Correntes elétricas, que ocorrem nesse tipo de hidrogênio, são responsáveis pelo campo magnético do planeta. Fotos obtidas pelas sondas Voyager 1 e 2 , no início dos anos 80, mostram que Saturno é encoberto por nuvens.
Anéis de Saturno – A principal característica do planeta é o sistema de anéis, observado pela primeira vez em 1610, por Galileu Galilei (1564-1642). Sabe-se hoje que os anéis compreendem mais de 100 mil aros, que cercam Saturno, constituídos de milhares de partículas sólidas, de tamanhos variáveis. Formaram-se da desagregação de um ou mais satélites que se aproximaram em demasia do planeta.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visitantes Online